26
Apr

[ Resenha ] 50 Noites em Tons de Cinza

Livro 50 Noites em Tons de Cinza de Laura Elias
Autora Laura Elias, Editora Planeta, Páginas 112
(livrariasaraiva.com.br, livrariacultura.com.br, skoob.com.br)

Um guia simples e prático, com contos ilustrativos.

50 Noites em Tons de Cinza não é exatamente o que se espera. A sinopse nos remete a uma história cujo tom erótico está subentendido no título e é explorado no livro. Entretanto, ao iniciar a leitura encontramos algo completamente diferente.

Livro 50 Noites em Tons de Cinza de Laura Elias Contos pequenos, geralmente de uma única parte, exemplificam alguma ilustração que vem imediatamente antes. A ilustração é auto explicativa, mas na parte inferior há algumas dicas para o que está sendo proposto.

Passada a surpresa inicial, acostumamo-nos com o formato do livro. É inegável que as ilustrações são bem feitas e me pergunto se o título poderia ter mais ligação com elas do que com o que está sendo escrito, algo que acaba dando um pouco de crédito à 50 Noites em Tons de Cinza, que, a princípio, parece uma cópia do livro publicado pela Intrínseca.

Com o novo “formato” em mente, procuramos um pouco de desenvolvimento nos contos. Quem é a mulher? Quem é o homem? Qual é a relação deles? São namorados ou amantes? Perguntas que não são respondidas em momento algum. Sem nomes, algo que não me incomodou, não há nenhum desenvolvimento das personagens ou mesmo contos mais desenvolvidos.

O trabalho da editora em cima do livro de Laura Elias, que não é a autora nacional, é muito bem executado. Particularmente gostei da capa e a diagramação é impecável, bonita inclusive.

Ao que parece, o livro funciona mais como um guia prático para quem quer apimentar a relação. E, pensando nesse aspecto, ele definitivamente é uma boa aposta, até inovador na proposta.

Camille Thomaz Carioca freelancer, idealizou o projeto Beletristas de incentivo à leitura. Escritora, publicou a coletânea 'Imaginário Feminino' e os contos 'de Pupa a Imago' e '582 quilômetros'



QR Code Business Card